NOSSA TV

domingo, 24 de novembro de 2024

Moah Mattos é homenageado na ACAAPESP

Moah Mattos recebe homenagem das mãos de Walter Feldman na ACAAPESP 

    A sede da ACAAPESP Moah Mattos, talentoso fotógrafo, produtor cultural e curador com mais de 35 anos de experiência. A ACAAPESP fez questão de homenageá-lo pelo brilhante trabalho que vem realizando através de suas lentes. Na ocasião, o artista recebeu das mãos do nobre convidado Walter Feldman, o diploma de honra ao mérito. 

    Moah Mattos, natural de Salvador, Bahia, e hoje residente em Barueri, São Paulo, construiu uma carreira notável como fotógrafo autodidata e apaixonado. Sua jornada começou em 1986 no Museu Lasar Segall, onde seu fascínio pela arte e técnicas da fotografia foi despertado pela primeira vez. Profundamente influenciado pela história da arte, ele incorporou técnicas clássicas em seu trabalho, mas logo traçou seu próprio caminho, desenvolvendo um estilo único que captura a essência de pessoas, lugares e objetos.

    Especializado em nus artísticos e retratos multiétnicos, o trabalho de Moah Mattos é uma celebração poética da beleza, da diversidade e da complexidade da experiência humana. Sua abordagem inovadora e experimental lhe rendeu amplo reconhecimento, inspirando o público com sua capacidade de capturar a alma da realidade através das lentes.

    Além de suas contribuições artísticas, Mattos ocupou vários papéis influentes no cenário artístico e cultural como: Co-Administrador do Grupo de Fotografia WePhoto (Itália); Diretor de Arte e Cultura do Centro Cultural Africano desde 2022; Consultor de Fotografia e Publicidade na Universidade Zumbi dos Palmares em 2024; Curadora da Galeria no Centro Cultural Casa de Angola SP em 2023.

    Em seus projetos recentes (2023/24), Moah Mattos liderou exposições notáveis, incluindo: Afeto at Praça das Artes, Barueri-SP; Afeto at Galeria Casa de Angola e uma exposição especial durante a Semana da Consciência Negra na Praça das Artes, Barueri-SP.

    Prêmios e homenagens de prestígio:

    Ao longo de sua ilustre carreira, Mattos foi reconhecido em cenários nacionais e internacionais por seu trabalho excepcional, incluindo: 

Medalha de Bronze no Brazil Photo Show (2015).
Homenageado entre os melhores fotógrafos do mundo pelo White Balance Photography Group (Turquia) em 2017 e 2018.
Destaque nas publicações do WePhoto (Street Vol. 11, Reportagem V) em 2020 e 2021.
Ganhador do Prêmio África Brasil 2022 na categoria Arte e Cultura.
Distinguido com o Prémio Luiz Vaz de Camões e o Prémio de Mérito do Dia Mundial dos Países Lusófonos em 2022.

    Moah Mattos continua inovando e inspirando, deixando um legado que transcende os limites tradicionais da fotografia. Sua dedicação em capturar a diversidade da existência humana e seu profundo impacto no discurso cultural fazem dele um verdadeiro luminar nas artes.

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Autoconhecimento, transformação pessoal e desenvolvimento humano




Por: Cristina Alves


As pessoas têm o hábito de pensar, que sempre é necessário realizar grandes feitos para obterem algo, terem reconhecimento, e projetam a satisfação pessoal no futuro... Mas, que ledo engano!

Vivem e sobrevivem, lastreadas nessa crença, nessa vibe de funcionar enquanto seres humanos, com um pé na frente do outro, ao invés de estarem lado a lado olvidando-se, de que a vida acontece no aqui e agora.

Com esse tipo de perfil de consciência e comportamental, muitas das vezes se frustram, por não se aperceberem que não têm ingerência sobre todos os acontecimentos da vida.

E com o foco exclusivo no futuro relegam a segundo plano emoções, sentimentos, pensamentos e ações de importância vital para a própria qualidade de existência.

Ocupadas com o futuro, as pessoas não usam as suas melhores roupas, esperando a ocasião especial que pode nunca chegar. E esperam o momento perfeito, ou não cuidam de seus traumas, bloqueios, vivem alimentando mágoas, rancores que já se foram e perdem o time de dizer, de demonstrar sentimentos, e de fazer outras pessoas felizes.

Acostumam-se a ficar absorvidas em compromissos que se poderia postergar, sem notar o quanto a presença faz diferença.

E se esquivam de abraçar alguém por simples afeto, e talvez esse alguém precise desse toque físico para se sentir visto, reconhecido e validado.

E o que poderia mitigar distâncias causam abismos.

O pior, é não se darem conta de que aquele átmo de segundo, os minutos, as horas, os dias, as semanas, os meses, os anos, as décadas, os séculos, milênios, nunca mais voltarão, e quando se dão conta aquele presente já virou passado e não existirá futuro.

Você sabe que acontece uma verdadeira mágica, quando se olha alguém nos olhos, quando se escuta, se ouve o outro sem a pressa de responder?

O melhor presente que você pode dar a alguém, e a você próprio, não é nada de material, e sim a presença.

Nas interações humanas, há muito o que se trocar e aprender.

Você nunca sai o mesmo de um contato com alguém, porque você deixa um pouco de si e leva consigo um pouco do outro.

Nós podemos aprender em todas as situações, e assim nos completamos uns com os outros e formamos vida a fora uma colcha de retalhos, porque tudo faz parte da vida e é para a vida.

Frida Kahlo disse: "(...) eu pinto as flores para que elas não morram."

Com essa reflexão da artista, podemos fazer a seguinte ilação: vamos pintar nossos momentos de vida, para que se tornem únicos e vivam para sempre dentro de nós e no coração e na mente dos outros.

As pessoas nem sempre se lembram do que dissemos mas, não se esquecem de como as fizemos se sentirem.



Dra. Cristina Alves

G9 Global9
Formador de Soluções Participações
Advocacia Estratégica, Mediação, Arbitragem, Constelação, Eventos, Jornalismo
Diretora na ACAAPESP

+55 11 95899.8735
Instagram: @c ristinalvesp


Valorização da Polícia Penal: Uma Iniciativa de União e Fortalecimento

Foto: A Voz do Assessor Político São Roque, Brasil – Em um movimento que destaca a importância da colaboração entre entidades, o Presidente ...